Realizando sonhos literários

Palavras-chave

Concursos

22/02/2012 20:52

I Concurso Cultural Clube Novos Autores

  I Concurso Cultural Clube Novos Autores Desafiando sua criatividade         O Clube Novos Autores em seu primeiro aniversário promove um concurso cultural que levará seus vencedores ao mercado literário brasileiro. Dois autores, entre dez finalistas, ...

Pesquisar no site

Contato

Clube dos Novos Autores

FÓRUNS

Data: 10/03/2012

De: WAGNER DA SILVA

Assunto: FILMINHO DE LIVRO

Vi no youtube uma tirinha de filme muito interessante, que divulgou um livro do autor . O filme pode ser visto em https://www.youtube.com/watch?v=RbejFi5tF1w , vale a pena conferir.

Data: 10/03/2012

De: WAGNER DA SILVA

Assunto: SEJAMOS NOSSOS PRÓPRIOS EMPRESÁRIOS

DITADURA EDITORIAL

Em primeiro lugar, gostaria de cumprimentar a todos os homens e mulhers que forjaram seus livros no fogo da chama de sua vontade. É claro, que todos aqueles que tiveram a inspiração e a perseverança para criar uma obra literária, têm também a perspicácia para entender que o empresariado editorial não pode nos tolhir de apresentarmos ao público o fruto de nosso espírito. O que se vê hoje, é uma monopolisação de recursos, que estão a mercê de indicações e escolhas de obras por motivações pessoais e não pela qualidade que os trabalhos possuem. Parabenizo o concurso descrito neste site, pois ele é uma janela para que os autores possam provar a qualidade de seus espíritos. Porém, rogo ao Grande Arquiteto do Universo que a escolha do vencedor possa fugir dos parâmetros descritos acima. estou lançando um movimento para criar uma cooperativa de autores , para com ela fazermos, nós mesmos, a comercialização de nossos livros, atravéz de projetos direcionados ao mercado literário e fortalecido com os recursos somados de todos os participantes. Os interessados podem entrar em contato com meu email WAGNERKAVEIRA@IG.COM.BR . Sejamos nossos próprios empresários. Afinal, não precisa ser muito especial para isso, como se faz necessário para ser, por exemplo, um autor de qualidade.

Data: 01/03/2012

De: CNA

Assunto: Literatura Nacional

- Qual seria a saída para a expansão e qualificação literária no País?

Data: 02/03/2012

De: J.C.Hesse

Assunto: Re:Literatura Nacional

O povo, de uma maneira geral precisa deixar de ser hipócrita, fingindo que tudo está bem com a nossa literatura. Acreditamos que os políticos farão algo pela literatura e os políticos acreditam que estão fazendo algo. Vivemos o conto do me engana que eu gosto.
Assim como a educação deve ser tratada seriamente desde a tenra idade, a literatura deveria fazer parte do currículo educacional desde o princípio de tudo.
Concluindo, somente um trabalho sério, planejado para continuar independentemente do governo que estiver comandando o país é que poderá nos tirar das areias movediças do faz de conta.
Abraços à todos,
J.C.Hesse

Data: 04/03/2012

De: Cristina Reis

Assunto: Re:Re:Literatura Nacional

J.C.Hesse,

Concordo plenamente em número, gênero e grau com todas as tuas palavras. Um exemplo que veio da minha infância, foi no internato de freiras. E foi ali que me fez gostar da literatura e da história universal. Quando uma menina rebelde que não aceitava a nenhuma norma ou regulamento imposto como regra para uma boa convivência social e educacional, havia três opções como castigo. Ajudar as irmãs na cozinha, onde se aprendia a fazer bolo, pães e hóstias. Ir à sala de trabalho manuais e artístico onde aprendia a conhecer a diferença da pintura de um Caravaggio e de um Van Gogh ou ir para a biblioteca. A minha opção sempre foi a biblioteca. Um corredor imenso com as prateleiras abarrotadas de liros diante dos meus olhos. A vasta literatura clássica brasileira, francesa, inglesa, portuguesa, grega e detalhe, até russa.
Ler livro amplia o horizonte. E que nos faz ser capaz de conhecer o Mundo através dos olhos e os pensamentos dos escritores. As irmãs davam a opção de escolha sem discriminar o que eu queria ler. E os meus oito anos, o meu primeiro livro que escolhi foi Iracema, A Virgem dos Lábios de Mel de José de Alencar. Fernando Pessoa permeou o meu imaginário. Lembro que chorei do poema do Gonçalves Dias, Juca Pirama. Na adolescência os livros russos e alemães faziam parte da minha mesa de cabeceira.
Infelizmente, no Brasil de hoje, temos muitos escritores bons que querem a chance de publicarem os seus livros. Quanto existe a chance de publicá-los, ninguém sabe, a não ser alguns poucos com muita publicidade de uma mídia globalizada. Mas não existe política pública cultural para isso. Enquanto que nos Estados Unidos e na Europa milhares de editoras e de agentes literários ávidos por quererem publicar o seu livro, sendo que aqui, são poucas dezenas de profissionais que se arriscam quando acham que podem virar Best Sellers. E acabam se engando, e se retraem mais ainda.
Enquanto, o Poder Público e a iniciativa privada que lidam com a cultura e a educação não investirem em massificar o povo brasileiro, nós veremos o que existe hoje, um País sem CULTURA, é um País sem IDENTIDADE e sem HISTÓRIA.

Data: 04/03/2012

De: Silviodq.

Assunto: Re:Literatura Nacional

Qualificar,signífica dar formação.Capacitar o gosto das pessoas pela leitura e pelo universo cultural. Quando começa-se um caminho,tem que se seguir pelo prazer de executá-lo.
O espírito crítico é que desenvolve o gosto pela boa leitura. Uma visão unilateral de fatos é fadados a erros irreversíveis.Principalmente em tratando de cultura de abrangência social.
Tudo que refere a formação cultural exige estruturas de;intelécto,financeiro e politíco.Escolas,empresas e governos.
Nas escolas deve se exigir.Focar com mais empenho,(corpo docente),conhecimentos e preparar para poder transmitir. Criar na juventude o gosto e a importância da literatura na vida cultural de uma nação.
Aos grupos empresarial brasileiro,que tenham interesses dentro deste mercado financeiro,injetar capital, para que possa ficar mais interessante e lucrativo. Aplicar os incentivos em leis de isenção fiscal pela motivação em perdas financeiras.
As instituições governamentais.Federal,Estaduais e Municipais:Aplicar as leis em vigência e criar novas leis que favoreça a facilitação de empenho cultural e social.
Criar extruturas a nível de unidades socias como;bibliotecas,sociedades de amigos de bairro,grupos de igrejas,sociedades carnavalescas, de esportes,...etc.
Toda evolução passa por um processo revolucionário.Toda tese tem sua antítese para se chegar a uma síntese.
É um processo que precisa de um longo prazo de percurso.Mas temos que dar o primeiro passo para seguir o caminho a percorrer. Cultura começa-se em casa.Familas é a unidade social.nossos filhos tem que estar unidados, embazados em formação cultura de relacionamento na unidadefamiliar.Significa valores morais e de respeito aos conhecimentos adquiridos.

Data: 04/03/2012

De: Cristina Reis

Assunto: Re:Re:Literatura Nacional

O gosto pela cultura, realmente começa desde que somos bebê. As cantigas folclóricas de ninar é uma boa forma do resgate cultural brasileira. As rodas de brincadeiras e depois sim, o colégio, onde é a melhor forma de adquirir o conhecimento sobre a literatura brasileira e estrangeira.